top of page
Foto do escritorDEZ TOUR

CAPITAL DO VALE: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS



São José dos Campos tem sua localização no Estado de São Paulo na região do Vale do Paraíba Paulista, foi fundada no dia 27 de julho em 1767. Segundo o IBGE (2021) sua população é de 737.310 mil habitantes, sendo a 5° mais populosa do estado de São Paulo e a 23°maior do Pais. A cidade fica localizada a 90km da Capital, é sede do Vale do Paraíba é o centro tecnológico do pais e tem o mais importante polo aeronáutico e aeroespacial de toda América Latina. A cidade se destaca no seu potencial de negócios que puncionam investimentos nos setores da hotelaria, comercio e serviços e possui grandes empresas nacionais e multinacionais com suas sedes que impacta na economia local gerando oportunidades para a população, possui centros de pesquisa e ensino de referencias, unidades hospitalares de referencia, gastronomia típica e cultural, além do turismo que se divide em vários seguimentos e da suporte ao turismo de outras cidades da região como Aparecida. Mas para falar da cidade precisamos falar de diferentes setores como suas características, o turismo já mencionado, lazer, meio ambiente e sua historia.


CARACTERISTICAS DE SÃO JOSE


São José está em 1° Lugar no ranking mundial das cidades Aeroespaciais devido ter um polo aeronáutico e aeroespacial mais importante da América Latina fazendo da cidade a "capital brasileira da tecnologia aeroespacial sediando o ITA (instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o INPE (Instituto Nacional de onde passa toda previsão meteorológica do pais. O município possui 220 instituições de ensinos, sendo uma delas o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo), IFSJC (Instituto Federal de São José dos Campos0, UNIVAP, FATEC e entre outras.

No campo de inovação a cidade possui 3 incubadoras para impulsionar empresas Startups fomentando a economia e social, por isso a cidade possui o Parque Tecnológico onde mais de 300 empresas forma o maior complexo de inovação do pais, reforçando o "posicionamento como referência mundial em tecnologia". Portanto, São Jose dos Campos é um importante polo econômico do pais com grande centros comerciais, industrial e logístico. O município é o 7° maior exportadora do pais e esta estrategicamente localizada e cercada por rodovias que ligam ao Litoral, Serra da Mantiqueira, Rio de Janeiro e São Paulo (Rodovia Presidente Dutra chamada: "Rodovia Rio-São Paulo pelos paulistas") e ferrovias que levam aos portos de Santos e São Sebastião tendo essa multimodalidades entre o rodoviário, ferroviário e o aeroviário que é uma das características fundamentais da cidade. Com Isso a cidade possui um aeroporto que é um complexo aeroviário que abrange a Fabrica de aviões EMBRAER, o Museu historio da Aeronáutica e o centro de decolagem e pousos, além de abranger o IMPE e o ITA que fica dentro do CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial).

Outra ponto que ressalto aqui, é por ser uma cidade tecnológica, é uma cidade inteligente, usa-se muitas tecnologias como a do Googles com a Smarti Cities que é um "Carro Guardião que circula pelas ruas da cidade verificando o controle do estacionamento rotativo e placas de veículos roubados" São José através de câmeras espalhadas pela cidade garante segurança a população com a integração de forças policiais da esfera municipal, estadual e federal, e também tendo uma Guarda Municipal bem equipada com carros 100% elétricos e isso faz da cidade a única do ocidente a ter esse avanço tecnológico na esfera publica.

No campos da mobilidade e acessibilidade aos cidadãos, São José possui além do transporte publico (ônibus e vans), tem ciclovias espalhadas pela cidade para ciclistas se deslocarem, a cidade ainda tem bicicletário para alugar bicicletas e oferece a população muitos lugares verdes em parques, em unidades de conservação, praças e ruas bem arborizadas e mantem 68% de áreas ruais.


TURISMO


São José uni as belezas de São Francisco Xavier aos parques no núcleo urbano da cidade, o turismo de negócios e atrativos históricos e culturais.


DISTRITO SÃO FRANCISCO XAVIER


A origem do distrito está ligado ao fato da localidade ser caminho e parada dos tropeiros que vinham de Minas Gerais para a comercialização de seus produtos em São José dos Campos.

"O distrito foi criado por meio da Lei Estadual n°59 de 16 de agosto de 1892. Por muito tempo, a economia de sucesso foi limitada a agropecuária".

O distrito fica localizado ao extremo norte do município com área de 322km² cercado de montanhas e possui belas paisagens com declínios e "cuja culminância é o Pico do Selado" com 2.082 metros de altura onde é possível ver cidades entre o vale e montanhas. O distrito São Francisco Xavier é uma Área de Proteção Ambiental Estadual e Federal por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

No Distrito você encontra atrativos naturais como: Pico do Selado, Pico do Focinho D' Anta, Serra do Queixo D' Anta, Serra de Santa Barbara, Pedra da Onça, Pedra Redonda, Pedra Chapéu do Bispo, Pedra do Capim Azul, Pedra Pouso do Rochedo, Pedra do Porquinho, Cachoeira Pedro Davi, Cachoeira do Roncador, Cachoeira das Couves, Cachoeira Pouso do Rochedo, Cachoeira da Gruta, Cachoeira Santa Barbara, Cachoeira do Degrau Furado, Cachoeira do Campo, Cachoeira da Escada, Cachoeira da Mina, Cachoeira dos Tapearás e Cachoeira da Mata.




SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


A prefeitura de São José tem um programa City Tour que é gratuito e tem o calendário disponível para visitar atrações na cidade. O itinerário é feito em ônibus climatizado e circula nos pontos turísticos mais afastados do centro da cidade, com duração de 3 a 4 horas.

Ao ir visitar a cidade não deixe de visitar esses lugares a baixo:

  • Memorial Aeroespacial Brasileiro

  • Parque Santos Dumont

  • Praça Ulysses Guimarães

  • Parque Vicentina Aranha

  • Parque da Cidade

  • Banhado e Mirante do Banhado

  • Museu Municipal

  • Biblioteca Cassiano Ricardo

  • Mercado Municipal

  • Igreja Matriz de São José

Essas atrações são gratuitas e compõe a área urbana da cidade. Além disso, no município possui muitas feiras com variedade de produtos e artesanatos. A prefeitura disponibiliza os locais e horário da feiras no site da prefeitura.


Gastronomia


Um tópico que não posso deixar de falar é na parte gastronômica. São José tem um delicioso bolinho caipira e você só encontra essa delicia no Vale do Paraíba. Mas cada cidade tem um bolinho caipira diferente, como a massa e o recheio, Em São José a Farinha usada para massa é a Farinha de Milho e tempero e o recheio é de carne moída.


LAZER


A cidade oferece praças em todos os bairros com parquinho para as crianças, quadra esportiva, academia ao ar livre, bancos e um ambiente arborizado. A cidade te da opção de ciclovias que serve tanto para lazer e locomoção.


MEIO AMBIENTE


Perceptivelmente você pode notar que a cidade se relaciona bem com o meio ambiente, mantendo a cidade limpa, preservando aéreas protegidas, ruas arborizadas, etc.


HISTÓRIA


O ponto de partida da fundação da aldeia de São José foi no século 17, e sua localização se iniciou de fato na onde é a Matriz de São José. Mas a uma discussão sobre a historia da cidade sobre o seu fundador o seu patrono, pois a homenagem da fundação da cidade foi para o jesuíta Padre Anchieta. Mas de acordo com estudos de historiadores da faculdade do Vale do Paraíba - Campus São José, o padre Anchieta não seria o fundador portanto a um erro histórico sobre o fundador da cidade. É isso mesmo, ouve uma confusão que passou por gerações e contudo a cidade, principalmente o autor desse blog que é nativo da cidade acreditou-se e aprendeu na escola sobre o jesuíta que teve esses tempo todos sendo homenageado como patrono da cidade.

Como os estudos estão em andamento, muitas pesquisas ainda a serem concluídas sobre esse fato, será atualizada nessa pagina a historia da cidade. Por isso ainda é muito recente a descoberta que esta sendo investigado, mas a historia toda começa no ano de 1561, quando na região ouve um conflito histórico liderado pelo colono Jorge Moreira (indígena), e o mesmo disse que tinha um religioso nesse conflito, era o Padre Anchieta. Nessa época ainda não existia o aldeamento em São Paulo e no Vale do Paraíba. Mas os estudantes da Universidade do Vale do Paraíba, descobriram que o Anchieta faleceu antes do aldeamento da região do Vale do Paraíba que por isso ele não teria como ser o fundador da cidade que iniciou o aldeamento de São José dos Campos. Mas como esse erro histórico aconteceu?

Os historiadores ainda estão em buscas dessa resposta, pois eles só tem pistas que leva envolvimento de protagonistas dessa história. Dizem que esse erro foi cometido pelo Azevedo Marques, que através de um documento registrado pelo Anchieta, ele interpretou o relato sobre o translado de indígenas levado para a região do Vale do Paraíba entre São José e Taubaté (não se sabe até hoje a localização exata) e com isso fez a interpretação que o jesuíta estava junto nessa transportação e concluiu com base nesse documento em que Anchieta que inicio o aldeamento da região. Os Jesuítas antigamente faziam esses documentos para relatório mas não fazia o Translado dos indígenas. Marques interpretou de maneira errônea e levou outros pesquisadores, historiadores fazer o mesmo, pois Marques foi muitas vezes usado como referencia bibliográfica sobre esse episódio.

Mas quem então iniciou o aldeamento de São José dos Campos?

Indícios mostram que Manoel de Leão iniciou o aldeamento na região do Rio Cumprido próximo de Jacareí, dali se deu a cidade. Mas Manoel resolveu sair do local e transferir a aldeia para a região do Banhado, na parte alta onde fica a Matriz da Cidade. Essa transferência se motivou pelo alagamento na região e dos ataques que os indígenas da aldeia poderiam sofrer.

Essa é a historia da cidade, que ainda é contemporânea e passa por reparação, mas já não dá mais para mudar a bandeira que homenageia o Padre Anchieta, o que fica é a verdade do seu real patrono e como a cidade irá reparar e colocar o seu real fundador em seu Patrimônio Histórico.


Felipe Rocha







0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page